segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

PAUL & RINGO

As pessoas – especialmente os jornalistas – falam: “nossa, houve um momento histórico quando Paul McCartney e Ringo Starr tocaram juntos no Grammy 2014.” Bobagem.

George Harrison dizia que sempre que McCartney tinha algo para lançar no mercado, em entrevistas, ele levantava a possibilitava de uma reunião dos Beatles para chamar a atenção.

Isso não foi diferente agora, tanto que o tal momento histórico foi para promover o novo álbum de McCartney, quando Ringo Starr tocou bateria durante a música "Queenie Eye".

O John Lennon disse uma vez (e é verdade) que Paul McCartney era “um ótimo Relações Públicas.” (As Melhores Entrevistas da Revista Rolling Stone, p. 51) Tenho a impressão que ele era o lado “comercial” dos Beatles.

Nunca fui realmente fã do grupo. Considero o álbum “Sgt. Pepper” um clássico, muito bom mesmo. Entretanto, não me interesso pela fase inicial da banda. John Lennon era o verdadeiro gênio do grupo. Paul e George eram bons também. Agora, para quem conhece um pouco de rock, sabe exatamente a “importância” que o Ringo Starr tinha para a música do grupo.

Dos quatro músicos, ironicamente, vi só o Paul McCartney ao vivo no Maracanã em 1989. Não foi por acaso, aliás, que as melhores músicas do show foram as do álbum “Sgt. Pepper”.

Gostei da carreira solo do Lennon (apesar da Yoko) e também de algumas músicas do George Harrison. O Paul McCartney sempre me pareceu muito “comercial” e nunca me interessei. Quanto ao Ringo Starr, nem precisa dizer coisa alguma...