terça-feira, 13 de maio de 2014

AS REUNIÕES DO LED ZEPPELIN



Todos sabem que a morte do baterista John Bonham decretou o fim do Led Zeppelin. Depois vieram as carreiras individuais e algumas tentativas de reunir o Zeppelin. Robert Plant, que sempre apareceu como o responsável pelo insucesso de tal empreitada, já disse que o problema não seria só com ele e que ele estaria disposto a fazer shows com a banda em 2014 (caso Jimmy Page e John Paul Jones aceitassem). Jones, porém, afirmou que não poderia porque estaria compondo uma ópera.
Essa história de não reunir o grupo, aparentemente, tem mais a ver com fatores externos à vontade dos próprios músicos. Em outras palavras, Page, Jones e Plant tentaram algumas vezes reunir o grupo para shows, mas sempre acontecia algo que impedia a realização do projeto.
Em 1985, houve a maior expectativa da reunião do grupo (que não usou o nome Led Zeppelin) no projeto Live Aid (os bateristas foram Phil Collins e Tony Thompson).
Com o sucesso do show, em 1986, Page, Jones, Plant e Tony Thompson ensaiaram algumas horas no Bath Studios com a intenção de reunir a banda. O projeto não deu certo na época por causa de um acidente de carro sofrido por Tony Thompson.
Em 1988, haveria uma reunião (com Jason Bonham) para a comemoração dos 40 anos da gravadora Atlantic. Em abril de 1990, eles tocaram juntos novamente no casamento de Jason Bonham. Em junho, Jimmy Page participou do show do Plant em Knebworth. Na época, Plant tentou reunir o grupo com o baterista Mike Bordin do Faith No More. No entanto, não deu certo mais uma vez porque o Page não ficou satisfeito com a performance de Bordin.
Em 1994, o Robert Plant veio ao Brasil pela primeira vez (eu vi o show no Morumbi em São Paulo). Aconteceu, neste ano, o projeto para MTV “No Quarter Unledded”, com Page e Plant. Os dois saíram para a “tour” e vieram para a América do Sul em 1996. Eu vi os shows em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Page e Plant gravaram mais um álbum, o “Walking To Clarksdale”. Não vieram ao Brasil, mas tocaram nos Estados Unidos e na Europa, mas as datas dos shows da Austrália e do Japão foram canceladas porque o Robert Plant disse que estaria cansado do projeto.
 Na revista inglesa Classic Rock (January 2001, p. 58), Jimmy Page afirmou:
“Robert disse que não quer cantar as canções do Led Zeppelin, mas eu adoro tocar a música do Zeppelin. Por mim, deveríamos estar por aí tocando as canções do grupo.”
Após a desistência do Plant, Jimmy Page reuniu com The Black Crowes para vários shows, o que resultou no álbum duplo Jimmy Page & The Black Crowes – Live At The Greek.
Em termos de reunião do Led Zeppelin, a história voltou em 2007 (usando o nome do grupo pela primeira vez), quando os músicos ensaiaram por semanas e tocaram um “set” completo que, posteriormente, foi lançado em CD e DVD, com grande sucesso. Na bateria, estava Jason Bonham.